Prevenção e tratamento da alopecia androgenética

Prevenção e tratamento da alopecia androgenética

A alopecia androgenética é a forma mais comum de queda de cabelo e causa uma mudança no aspeto físico que geralmente é difícil de aceitar. Para evitar a calvície, adote alguns hábitos preventivos e atue rapidamente se estiver a começar a perder cabelo.

Medidas preventivas

Cuidar do seu cabelo todos os dias é essencial para reduzir os riscos de alopecia e manter seu cabelo em ótima saúde. Esteja especialmente atento se a alopecia ou calvície forem comuns na sua família.

prevenir-alopecie-TB2-01_1.png
  • Faça uma dieta equilibrada, especialmente garantindo o adequado aporte de proteínas, ferro, zinco, magnésio e vitaminas suficientes, dado que são nutrientes essenciais para um cabelo saudável.
  • Evite fumar, pois o tabaco aumenta significativamente o risco de agravamento da alopecia androgenética existente.
  • Limite as práticas agressivas de modelagem do cabelo: penteados apertados (coques, tranças, etc.), tintas químicas, alisadores de cabelo, secadores de cabelo excessivamente quentes, etc.
  • Proteja o cabelo do sol, pois os raios ultravioleta podem danificar o cabelo e contribuir para a queda.
  • Sempre que possível, evite fontes de stress, que podem agravar significativamente a queda de cabelo.
  • Massaje o couro cabeludo regularmente para estimular a circulação sanguínea: isto ajuda na absorção de nutrientes essenciais ao nível das raízes do seu cabelo.
  • Várias vezes por ano, opte por tomar suplementos alimentares que auxiliem no fortalecimento do cabelo.

Tratamento da alopecia desenvolvida

Não espere que o seu cabelo fique consideravelmente disperso para reagir: os tratamentos são muito mais eficazes quando iniciados o mais cedo possível e tomados ou aplicados regularmente. Consulte o seu dermatologista logo quando perceber os primeiros sinais. O médico irá ajudar a determinar a causa da sua queda de cabelo através de um exame clínico, testes sanguíneos e/ou um tricograma (teste com puxão de cabelo), uma análise detalhada do cabelo. Será depois decidido qual o tratamento adequado: tratamentos tópicos, medicação oral ou mesmo implantes capilares nos casos mais graves.

As consultas regulares permitem acompanhar a evolução do seu tratamento e avaliar a sua tolerância à medicação. A queda de cabelo geralmente termina após 2 a 3 meses de tratamento e novos cabelos começam a crescer um pouco mais tarde. O novo crescimento estabiliza após alguns meses. Note, no entanto, que não existe atualmente um tratamento definitivo para a alopecia: as prescrições devem ser renovadas para manter os resultados alcançados a longo prazo.

Quer sejam usados isoladamente ou em combinação com terapêutica medicamentosa, os tratamentos dermatológicos (champôs e loções) e os suplementos alimentares também contribuem para o tratamento da queda de cabelo: discuta as suas opções com o seu farmacêutico.

prevenir-alopecie-TB4-02.png

Bailleul em NÚMEROS

250

Autorizações de introdução no mercado de medicamentos (a nível mundial).

x

56

Países e 16 filiais

x

100%

Empresa familiar