O QUE SÃO UNHAS?
As nossas unhas são compostas por 90% de queratina rígida e renovam-se constantemente a partir da sua matriz, localizada sob a pele. O seu crescimento é naturalmente lento, mas varia de acordo com a idade, a condição da matriz e a saúde geral.
A estrutura das unhas
Tal como o nosso cabelo e os pelos do corpo, as unhas são apêndices da pele, um termo que descreve todas as estruturas associadas à pele compostas principalmente de queratina. São constituídas por diferentes partes:
- • A lâmina ungueal é uma faixa semitransparente e convexa. Constituída por várias camadas de queratina rígida, protege a ponta do dedo. Geralmente é cor de rosa claro, mas pode tornar-se esbranquiçada, amarelada ou azulada, dependendo da temperatura externa ou como resultado de certas condições médicas.
• A lúnula é a marca esbranquiçada em forma de meia-lua que é visível na base da unha, especialmente nos polegares.
- • A cutícula é uma fina camada de pele que, cobre a base da unha e a protege. Por vezes, pode cobrir a lúnula.
• O leito ungueal é a camada de pele na qual a lâmina ungueal assenta e à qual está fixada.
• A margem livre é a extremidade da unha que se estende além do dedo e não está presa ao leito ungueal.
• A raiz encontra-se sob a pele na base da unha.
• A matriz, localizada por baixo da raiz, é a parte viva da unha: é onde são produzidas novas células (queratinócitos). Quando a matriz é danificada, a unha cresce irregularmente (descoloração, sulcos, deformação), seja de forma temporária ou permanente, dependendo da extensão do dano.
Crescimento da unha
O crescimento das unhas ocorre ao nível da matriz: a unha renova-se gradualmente da base para a margem livre. São constantemente produzidos novos queratinócitos na camada basal da epiderme da matriz, e migram gradualmente em direção à superfície, tornando-se mais achatados e rígidos à medida que o fazem. Aos poucos, empurram as células mais antigas em direção à margem livre da unha. Ao contrário da pele, a unha não liberta espontaneamente as suas próprias células mortas: desaparecem apenas quando cortamos ou limamos as unhas.
O crescimento das unhas é, portanto, contínuo, como o dos pelos do corpo e dos cabelos, mas é lento: as nossas unhas crescem cerca de 3 mm por mês. São necessários três a seis meses para renovar completamente uma unha da mão e 12 a 18 meses para uma unha do pé.
Este é o ritmo médio para um adulto saudável. Nas crianças, isto acontece um pouco mais rápido, mas as unhas são mais macias e frágeis. Nos idosos, por outro lado, o crescimento abranda e as unhas tornam-se opacas, secas e quebradiças.