O cabelo saudável é naturalmente brilhante porque a sua estrutura reflete a luz. Mas quando o cabelo está danificado, as escamas que compõem a sua camada mais externa afastam-se umas das outras: a superfície fica irregular e o cabelo perde o brilho. No entanto, na maioria dos casos, alguns conselhos simples ajudam a restaurar o brilho do seu cabelo. Vamos descobrir quais são.
Compreender o cabelo sem brilho
O brilho do cabelo depende do estado da cutícula, a camada mais externa da haste do cabelo. A cutícula é composta por escamas de queratina incolores que se sobrepõem umas às outras como as telhas de um telhado. Estão ligadas entre si por um cimento intercelular rico em lípidos. Quando o cabelo é completamente saudável, as escamas estão fechadas e a cutícula lisa. Neste estado, o cabelo reflete a luz perfeitamente.
A cutícula tem como função proteger o núcleo do cabelo e é a primeira linha de defesa contra as tensões externas a que o cabelo está exposto diariamente: água, sujidade, luz do sol, vento, a sua própria modelagem, etc. Por ser muito fino, é facilmente alterado: como resultado da tensão externa repetida, deficiências nutricionais ou problemas hormonais, o cimento intercelular esgota-se e as escamas de queratina separam-se umas das outras. Neste caso, o cabelo deixa de refletir a luz e, pelo contrário, absorve-a. Perde o brilho e começa a parecer baço. As escamas abertas também tornam o cabelo poroso: a água pode penetrar mais facilmente no córtex, a camada logo abaixo da cutícula. Como consequência, o cabelo fica mole e sem vida, suja-se mais facilmente e rapidamente fica frisado em ambientes húmidos.
Todos os tipos de cabelo podem, por vezes, ficar sem brilho, mas os tipos de cabelos secos, brancos e frisados são particularmente propensos a perder o brilho.
Cuidar do cabelo sem brilho
• Evite tratamentos capilares que contenham silicone: esta substância dá brilho aos cabelos no início, mas altera a estrutura da cutícula e prejudica os cabelos a longo prazo.
• Lave o cabelo com um champô condicionador suave.
• Tenha muito cuidado ao passar por água: use água morna ou fria. Adicione algumas gotas de vinagre ou sumo de limão na passagem de água final. Isto ajuda a fechar as escamas de queratina e a neutralizar o calcário contido na água.
• Sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente. Se usar um secador de cabelo, coloque-o a uma boa distância do cabelo e opte pela emissão de ar morno ou frio.
• Desembarace o cabelo suavemente com uma escova de cerdas naturais, sem pressionar nos emaranhamentos.
• Massaje o couro cabeludo regularmente para estimular a circulação sanguínea: isto ajuda a transportar nutrientes essenciais para as raízes do seu cabelo.
• Uma vez por semana, aplique uma máscara capilar contendo queratina orgânica (ou quitina) para uma reparação profunda do cabelo.
• Evite as tintas de cabelo, permanentes e tratamentos de alisamento, dado que danificam a cutícula do cabelo.
• Evite ficar muito tempo ao sol, dado que danifica o cabelo.
• Faça uma dieta equilibrada e, em particular, esteja atento para obter ferro, vitamina B6 e ácidos gordos essenciais em quantidade suficiente.
• Várias vezes por ano, opte por tomar suplementos alimentares para fortalecimento do cabelo.