PELE SENSÍVEL
A pele sensível é desconfortável e muitas vezes difícil de conviver. Reage exageradamente às tensões mais comuns: sensação de repuxar, picadas ou fica vermelha. Esta condição de pele é cada vez mais comum entre as mulheres e são necessários cuidados diários para limitar as reações.
Reconhecimento da pele sensível
A pele sensível reage exageradamente a alguns fatores que geralmente são bem tolerados: calor, frio, água dura, comida picante, cosméticos ou emoções fortes.
A pele fica desconfortável: sensação de repuxar, picadas ou desagradavelmente quente. Também podem aparecer sinais visíveis, como vermelhidão ou descamação leve.Quando não está irritada, a pele parece normal, sem características particulares.
Embora a pele fina e clara seja a mais vulgarmente afetada, todos os tipos de pele podem ser sensíveis: normal, oleosa, seca ou mista. A sensibilidade da pele manifesta-se principalmente no rosto e por vezes no pescoço, e raramente se espalha para outras partes do corpo. Algumas pessoas têm uma pele sensível por natureza e assim permanece durante toda a vida. No entanto, esse tipo de pele tende a reagir menos com a idade, principalmente após a menopausa no caso das mulheres. Noutros indivíduos, a pele tem apenas períodos de sensibilidade, por exemplo no inverno: o frio, juntamente com o ar seco do aquecimento interior, podem causar reações que desaparecem naturalmente com o retorno do tempo mais quente.
Compreender a pele sensível
A sensibilidade da pele ocorre quando se combinam dois fenómenos:
– Em primeiro lugar, a função de barreira da pele é enfraquecida: a epiderme cumpre o seu papel de barreira protetora contra o stress ambiental de forma imperfeita. Os potenciais irritantes podem penetrar mais profundamente e desencadear reações inflamatórias. Ao mesmo tempo, a perda de humidade na epiderme aumenta e a pele desidrata mais facilmente.
– Além disso, o limite de tolerância da pele é reduzido. Quando confrontada com qualquer tipo de stress, mesmo do tipo inofensivo, é produzida uma quantidade anormalmente alta de moléculas sinalizadoras de inflamação (citocinas). Esta sensibilidade da pele pode ser devida a fatores genéticos, mas também psicológicos: a pele reflete as nossas emoções e uma perturbação pode levar à hiper-reatividade. A pele também pode ficar sensível devido a fatores externos: uso excessivo de cosméticos agressivos, exposição excessiva ao sol, dermoabrasão ou sessões de laser.
Cuidado da pele sensível
Por ser frágil e irritável, a pele sensível requer cuidados diários especiais. Uma combinação de cuidados adequados com a pele e bons hábitos pode limitar as reações cutâneas:
– Aprenda a identificar os fatores que desencadeiam as reações cutâneas e evite-os sempre que possível.
– Nunca lave a pele com sabão, pois é muito agressivo. Evite esfoliantes e escovas, pois são muito ásperos para as peles delicadas.
– Use apenas produtos para a pele e maquilhagem especificamente formulados para peles sensíveis, ou seja, produtos hipoalergénicos e sem perfume ou conservantes.
– Durante o dia, hidrate a pele com um creme para peles sensíveis com proteção UV. À noite, alimente-a com uma fórmula mais rica.
– Antes de usar um novo cosmético, teste-o numa zona pouco visível: atrás da orelha ou no pescoço, por exemplo.
– Use o mínimo possível de produtos cosméticos. Quando encontrar um produto que se adapte à sua pele, opte por esse.
– Sempre que possível, evite lavar o rosto com água da torneira, que muitas vezes é dura. Em vez disso, use um spray de água mineral e seque a pele com cuidado passando um lenço de papel.
Se a sua pele ainda reagir apesar destas precauções, consulte um dermatologista.