A pele sensível, frágil, frequentemente irritável e com propensão para vermelhidão, requer cuidados diários especiais. O tipo certo de cuidado e alguns bons hábitos muitas vezes podem melhorar a tolerância da pele: explore os nossos conselhos para ajudar a manterem-se saudáveis até mesmo os tipos de pele mais frágeis!
- 1. Use apenas produtos dermocosméticos e de maquilhagem especialmente desenvolvidos para peles sensíveis - sem perfume, sem conservantes e hipoalergénicos.
- 2. Sempre que possível, evite lavar o rosto com água da torneira, que muitas vezes é mal tolerada por peles sensíveis. Em vez disso, use um spray de água termal e seque cuidadosamente a pele com uma toalha macia, mas não esfregue. Também pode usar um leite ou água micelar de alta tolerância, aplicado com algodão.
- 3. Nunca lave com sabão, que é muito agressivo, e evite esfoliantes, que são muito agressivos para a sua pele delicada. Se a sua pele suportar, experimente uma esfoliação suave uma ou duas vezes por mês, usando uma fórmula para pele sensível.
- 4. Depois do banho, seque o rosto com uma toalha macia com pequenos toques, mas não esfregue.
- 5. A falta de hidratação aumenta a sensibilidade da pele. Assim, de manhã e à noite, aplique um hidratante no rosto, certificando-se de que escolhe um produto de alta tolerância, especificamente concebido para cuidados com a pele sensível..
- 6. A maquilhagem não é proibida para peles sensíveis, mas deve ser cuidadosamente escolhida: siga gamas específicas para peles sensíveis, vendidas em farmácias ou lojas de produtos de higiene. De alta tolerância, geralmente sem perfume e sem conservantes, são suaves com as peles mais sensíveis.
- 7. Tanto quanto possível, restrinja o uso de cosméticos, quanto mais produtos usar, maior o risco de reação na pele. Quando encontrar um produto que se adapte à sua pele, opte por esse.
- 8. Antes de adotar um novo produto cosmético, teste-o numa área impercetível: atrás da orelha ou no pescoço, por exemplo.
- 9. No inverno, não aqueça demasiadamente a sua casa e use pelo menos um humidificador no seu quarto, dado que o ar seco em interiores aquecidos é agressivo para a pele e pode provocar vermelhidão.
- 10. Aprenda a identificar os fatores que desencadeiam a reação cutânea e evite-os sempre que possível.
- 11. Se a sua pele ainda reagir apesar destas precauções, consulte um dermatologista.