As micoses cutâneas são infeções fúngicas da pele causadas por fungos microscópicos. Podem afetar diferentes partes do corpo, como o tronco, o couro cabeludo, as mucosas ou, de forma mais ampla, o pé ou unha.
Candida, Dermatophytes e Malassezia são os fungos implicados nas infeções fúngicas da pele: sintomas, causas, tratamentos, identificá-los é o primeiro passo para a cura.
Os diferentes tipos de micose cutânea: dermatofitose cutânea e pitiríase versicolor
As micoses dermatófitas da pele são causadas por fungos microscópicos que podem causar infeções de pele em humanos e animais. As infeções fúngicas da pele causadas por dermatófitos podem assumir diferentes formas, como micose (micose do couro cabeludo e cabelo), fungos nas unhas e pé de atleta.
Geralmente são transmitidas por contacto direto com uma pessoa ou animal infetado, ou por autocontaminação a partir de um foco infeccioso, muitas vezes nos pés.
As lesões causadas por dermatófitos da pele geralmente são arredondadas, bem demarcadas e têm uma borda vermelha finamente escamosa. As áreas afetadas podem conter bolhas ou pústulas. Frequentemente, essas lesões estendem-se perifericamente deixando uma área de cicatrização central. Embaraçosas, pois a comichão pode ser muito intensa.
A Malassezia, entretanto, é um fungo responsável pela pitiríase versicolor da pele (ou Tinea Versicolor), uma infecção cutânea comum. Esse fungo, encontrado naturalmente na pele da maioria das pessoas, pode crescer excessivamente e causar sintomas incómodos em áreas específicas como tronco, pescoço e braços, às vezes na cabeça e no rosto. Mais comum em adolescentes e adultos jovens, a pitiríase versicolor costuma ser resultado de calor e humidade elevados.
Os sintomas desta infeção de pele incluem o aparecimento de manchas brancas ou castanhas na pele, comichão, descamação e vermelhidão. Essas manchas costumam ser bem definidas e podem cobrir uma grande área do corpo. Observe que as manchas geralmente ficam brancas na pele pigmentada pelo sol (daí o termo versicolor para qualificar essa micose da pele e do sol). A pitiríase versicolor não é contagiosa e não causa comichão.
Finalmente, a Candida albicans é uma levedura que pode causar infeções de pele nas dobras da pele em particular, também conhecida como intertrigo. Esta infeção fúngica da pele é muitas vezes o resultado de calor e humidade excessivos nas dobras da pele, criando um ambiente favorável para o crescimento de leveduras. Os sintomas podem incluir vermelhidão, comichão e dor, bem como a formação de fissuras e crostas.
Como se apanha um fungo na pele?
Aqui estão as possíveis causas das micoses cutâneas mencionadas:
● Nas infeções fúngicas causadas por dermatófitos, é necessário o contacto direto com uma pessoa ou animal infetado. Já a pitiríase versicolor e a candidíase não são consideradas patologias contagiosas.
● Contacto com superfícies infetadas (como pisos ou casas de banho) apenas para dermatofitoses.
● Transpiração excessiva, que cria um ambiente quente e húmido favorável ao crescimento de fungos
● Imunodeficiência, como HIV ou uso de medicamentos imunossupressores
● Certas doenças subjacentes, como diabetes, obesidade ou doença vascular
● Trauma na pele (como picadas de insetos) que criam aberturas para fungos
● Usar roupas apertadas ou sapatos fechados que impeçam a respiração da pele e criem um ambiente propício à proliferação de fungos/p>
● Falta de higiene pessoal, incluindo limpeza insuficiente da pele.
Tempo de cicatrização para micose de pele
A duração das infeções fúngicas da pele varia dependendo do tipo de infeção, da área afetada e do estado geral de saúde da pessoa infetada. Na maioria dos casos, é necessário tratamento para eliminar a infeção. É importante consultar um médico se a infeção não desaparecer após algumas semanas de tratamento.
Tratamento de micose da pele
Tratamentos tópicos, como cremes antifúngicos, são frequentemente usados para infeções leves, enquanto que infeções cutâneas mais graves podem exigir medicamentos antifúngicos orais. Produtos de higiene como géis suaves para pele com tendência a micoses são úteis no caso de aparecimento de infeções e para proteger contra recorrências.
Lembre-se sempre de consultar o seu médico ou o seu farmacêutico de referência para diagnosticar e determinar o tratamento mais adequado para cada tipo de infeção.
Fontes :
● Assurance Maladie, Reconnaître une mycose cutanée, 2021.
● Le Manuel MSD, Présentation des infections mycosiques de la peau, 2021.